SINGULARIDADES DE UMA PERSONAGEM JUVENIL EM QUADRINHOS DE NEIL GAIMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40390

Palavras-chave:

Palavras-chave, Leitor juvenil, Arte sequencial, Linguagem da HQ.

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva analisar a construção do suspense na narrativa ficcional juvenil em quadrinhos, suas singularidades, recursos e funcionalidades, a partir da análise de exemplos da graphic novel Coraline (2008) de Neil Gaiman. Nossas observações se iniciam com dados sobre as ficções direcionadas aos jovens e o espaço historicamente construído sobre a história em quadrinhos, em seguida, tecemos considerações específicas sobre linguagem visual, e por fim, discutimos como se articulam esses pontos na obra em destaque. Fundamentamos nossa leitura em Jouve (2012) para definir arte, Dondis (2015) sobre as expressões imagéticas, Barbieri (2017) e Mastroberti (2017) para analisar as HQ’s, e Hutcheon (2013) a respeito das várias linguagens presentes em nossa sociedade. Por fim, concluímos que a narrativa sequencial apresenta potencial provocador para construção do leitor literário jovem, uma vez que incita a leitura a partir de sua linguagem imagética e pluridimensional.

Biografia do Autor

Ilonita Patricia Sena de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Ilonita Patricia Sena de Souza;UFCG, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE), da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Literários e na linha de pesquisa sobre Práticas Leitoras e Diversidade de Gêneros Literários. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela UFCG. Desenvolveu pesquisa no campo discursivo (AD de linha francesa) e tradução intersemiótica através de adaptações fílmicas de contos de fadas. Atualmente, investiga adaptações literárias de conto de fadas, HQ e texto ilustrado, voltando-se dessa forma, também para os estudos da Imagem.

Márcia Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Márcia Tavares; Doutora em Letras. (UFCG) Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino na Universidade Federal de Campina Grande. Graduação Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Professora Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, Literatura no ensino infantil e fundamental. 

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Sena de Souza, I. P., & Silva, M. T. (2019). SINGULARIDADES DE UMA PERSONAGEM JUVENIL EM QUADRINHOS DE NEIL GAIMAN. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 304–322. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40390