Revisionismo ilustrado em A bela e a adormecida, de Neil Gaiman e Chris Riddell

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40345

Palavras-chave:

Contos de fadas, Ilustração, Branca de Neve, Bela Adormecida

Resumo

A bela e a adormecida, dos britânicos Neil Gaiman e Chris Riddell, é um livro ilustrado publicado em 2014 que se destaca ao reformular elementos de dois contos de fadas canônicos, Branca de Neve e A Bela Adormecida, integrando-os em um só. Faz isso propondo uma perspectiva revisionista, ressignificando elementos cristalizados e proporcionando um novo e mais crítico ângulo de análise (MARTINS, 2006). Este artigo usa os preceitos de Perry Nodelman (1988) para mostrar como o efeito revisionista pretendido pela obra se relaciona com as escolhas do ilustrador em relação ao texto-fonte. Percebemos que as imagens brincam com a expectativa do leitor ao destacarem elementos não usuais aos contos de fadas e subverterem convenções de livros ilustrados. As ilustrações agem, portanto, como potencializadoras do efeito revisionista presento no texto verbal, exercendo papel significativo para que a obra alcançasse tamanha notoriedade social e midiática.

Biografia do Autor

João Pedro Fernandes Gomes, Universidade Estadual Paulista UNESP

Graduado em Letras (Licenciatura) com habilitação em Português e Inglês pela UFMS (Campus de Três Lagoas), onde participou no desenvolvimento de ações voltadas à prática e ensino de Língua Inglesa. Atualmente, é bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP (Campus de São José do Rio Preto - IBILCE), no qual desenvolve pesquisa em nível de mestrado relacionada à intertextualidade nos quadrinhos de super-herói estadunidenses.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Gomes, J. P. F. (2019). Revisionismo ilustrado em A bela e a adormecida, de Neil Gaiman e Chris Riddell. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 284–303. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40345