A MORTE E A SOLIDÃO EM POEMAS DE DRUMMOND E BANDEIRA E A LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40180

Palavras-chave:

Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Morte, Solidão.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo principal de analisar a maneira como se constrói a temática da morte e da solidão nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, por meio da utilização das figuras de linguagem, utilizando como corpus quatro poemas, dois de cada autor. Manuel Bandeira é um dos principais nomes da primeira geração do modernismo brasileiro. Dentre os poemas que compõem suas obras há vários voltados ao universo infanto-juvenil, como o famoso “Trem de Ferro”. Mesmo que nas produções literárias Drummonianas o público alvo não sejam, especialmente, voltadas às crianças, grande parte de seus poemas são recomendados para leitura durante essa fase. A Literatura infanto-juvenil não deve ser considerada com gênero menor e sim tomada com a mesma importância que as outras, pois as habilidades e competências discursivas de leitura são desenvolvidas em cada fase de desenvolvimento do ser humano.  

Biografia do Autor

Juliana Lopes Melo Ferreira Sabino, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-MG (2018). Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (2011). Atuou como professora de Língua Portuguesa no PRONATEC; de Linguística no curso de LETRAS; e Português Instrumental no curso de Engenharia do CEFET-MG. Atuou como membra do Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Informação Multimídia (PIIM-Lab) e CAPTE - Centro de apoio a pesquisas sobre televisão (CEFET-MG). Professora de Linguística na UEMG (Departamento de Letras e Linguística). Faz parte da banca permanente de correção de provas discursivas em larga escala; e colaboradora externa da Unb

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Lopes Melo Ferreira Sabino, J. (2019). A MORTE E A SOLIDÃO EM POEMAS DE DRUMMOND E BANDEIRA E A LITERATURA INFANTO-JUVENIL. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 78–98. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40180