UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE MARIA EMÍLIA NO CONTO “SENHOR DIRETOR”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40102

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Linguística, Análise do discurso

Resumo

O presente estudo visa analisar o conto “Senhor Diretor”, de Lygia Fagundes Telles (2009[1977]), com o objetivo de verificar como se dá a construção identitária da protagonista Maria Emília. Para tanto, a fundamentação teórica de nossas discussões será respaldada em Charaudeau (2009), no que se refere à identidade social e a identidade discursiva; e em Hartog (1999 [1980]), em relação à retórica da alteridade. Com base em nossas análises, foi possível compreender que ao Maria Emília buscar descrever o que se passava ao seu redor acaba por narrar-se e apresentar seus valores e suas crenças para seus interlocutores.

Biografia do Autor

Giselle Aparecida da Luz, UFMG

Possui graduação em Letras (2009-2014) com habilitação em Licenciatura dupla Português/Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado (2015-2017) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é doutoranda em Estudos Linguísticos junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Também atua como professora tutora (estágio docência) na Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos para os alunos de graduação da UFMG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em: Análise do Discurso, Argumentação, Narrativas de mulheres viajantes, Identidade, assim como ensino de escrita acadêmica na graduação.

DANIELLE CRISTINE FULLAN

Possui graduação em Letras (Bacharelado Francês) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é mestranda em Estudos Linguísticos junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais. Também atua como professora tutora (estágio docência PIFD) na Oficina de Leitura e Produção de Textos na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em: Análise do Discurso, Argumentação, Feminismo e interseccionalidades, Discursos de ódio, bem como ensino de escrita acadêmica na graduação. Como freelancer, exerce atividades de revisão, redação, adequação, produção e edição de textos (acadêmicos, científicos e comerciais).

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

da Luz, G. A., & FULLAN, D. C. (2019). UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE MARIA EMÍLIA NO CONTO “SENHOR DIRETOR”. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 379–398. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40102