A INFÂNCIA, OS ‘LUGARES DA MEMÓRIA’ E A RECEPÇÃO NAS CRÔNICAS DE MILTON HATOUM

Autores

  • Ana Carolina da Conceição Figueiredo Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (PPLIN- UERJ/FFP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39311

Palavras-chave:

Infância, lugares da memória, Recepção, Terra Magazine, Milton Hatoum.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo pensar a infância, ‘os lugares da memória’ e a recepção a partir das análises das crônicas “Elegia para todas as avós”, “Espingarda e um livro de papai Noel”, “Prece de um amazonense em São Paulo e Brasília: trauma e reconciliação”, de Milton Hatoum, publicadas na Revista Eletrônica Terra Magazine entre 2006 e 2010, com base no pensamento de Silvia Molloy (2003, p.14), a qual visa compreender “quais são as fabulações a que recorre uma escrita de si em um certo espaço, em um certo tempo e em uma certa linguagem.” Ademais, tomaremos a cidade de Brasília como um lugar da memória recorrente na crônica “Exílio”. Por fim, discutiremos o processo de leitura das crônicas a partir da interação texto e leitor. As nossas considerações sobre a recepção desses textos de Milton Hatoum serão fundamentadas nas abordagens teóricas Iser (1984), Jauss (1994) e Jouve (2002).

 

Biografia do Autor

Ana Carolina da Conceição Figueiredo, Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (PPLIN- UERJ/FFP)

Especialista em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

da Conceição Figueiredo, A. C. (2019). A INFÂNCIA, OS ‘LUGARES DA MEMÓRIA’ E A RECEPÇÃO NAS CRÔNICAS DE MILTON HATOUM. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 425–438. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39311