A inversão das máximas em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso

Autores

  • Gabriela Cristina Borborema Bozzo Unesp

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38355

Palavras-chave:

máxima, projeto artístico, Os meus sentimentos, Dulce Maria Cardoso.

Resumo

A inversão das máximas apresenta-se em
Os meus sentimentos como ferramenta
para desnudar a realidade sócio-histórica
portuguesa. Procuramos investigar a
máxima, a sua inversão e averiguá-la em
nosso corpus. Para tanto, embasamo-nos
em três linhas de estudo: o projeto
artístico da escritora, com Liquidez,
reconfigurações e pluralidades: a
representação identitária da sociedade
portuguesa em O chão dos pardais, de
Dulce Maria Cardoso, de Gonçalves Neto e
Gama; a máxima, com A máxima; suas
variedades, seu emprego, sua utilidade, de
Aristóteles, La Rochefoucauld: reflexões ou
sentenças e máximas, de Barthes, e A
Ciropédia de Xenofante: um romance de
formação na Antiguidade, de Cerdas; e a
inversão da máxima com The american
face of Aesop: Thurber’s Fables and
Tradition, de Carnes.

Biografia do Autor

Gabriela Cristina Borborema Bozzo, Unesp

Mestranda em Estudos Literários FCLAr/Unesp

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Bozzo, G. C. B. (2018). A inversão das máximas em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27), 399–415. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38355