GONÇALVES DE MAGALHÃES E SÍLVIO ROMERO: DOIS DISCURSOS, DUAS BANDEIRAS E UMA SÓ NAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.37933

Palavras-chave:

História da Literatura Brasileira

Resumo

Partindo da conjuntura de emancipação política do Brasil, o texto tem como finalidade analisar os discursos historiográficos respectivamente de Domingos J. Gonçalves de Magalhães e de Sílvio Romero sob a perspectiva nacionalista, levando em conta as concepções estético-ideológicas que lhes serviram de alicerce, para, então, avaliar a maneira como viabilizaram a reforma da literatura brasileira e de sua historiografia. Para tal, pretende-se refletir acerca do que fundamenta as contribuições desses dois poetas e historiadores, e da forma como conduzem seus projetos.

Biografia do Autor

Juliana Garcia Santos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura Portuguesa e Africana) também pela UFF, Especialista em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduada em Letras - Português/Literaturas pela UNESA. Faço parte do corpo docente efetivo da Faculdade Paraíso, onde ministro as disciplinas Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Africana, Literatura Infantojuvenil, Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso no curso de Letras. Atuei como Tutora na UFF e como professora substituta na UERJ.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Silva, J. G. S. da. (2019). GONÇALVES DE MAGALHÃES E SÍLVIO ROMERO: DOIS DISCURSOS, DUAS BANDEIRAS E UMA SÓ NAÇÃO. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 456–472. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.37933