Objeto de leitura: o meme como operacionalizador de interpretação

Autores

  • Thiago Barbosa Soares Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.
  • Sóstenes de Jesus Carvalho Santos Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Aquidauana.

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37855

Palavras-chave:

Letras, Leitura, Ensino de língua portuguesa

Resumo

Este artigo analisa o gênero textual discursivo meme como objeto de leitura e interpretação face a situações didáticas de aprendizagem, diante das quais o posicionamento do(a) leitor(a)tem de se direcionar crítica e analiticamente ao texto e ao mundo social e linguístico, visando à construção e (re)elaboração dos sentidos. Os autores que nos embasam neste itinerário são os seguintes: Freire (2011), Benveniste (2014), Chartier (1999), Soares (2004), Bakhtin (2011), Adam & Heidmann (2011), Marchuschi (2002), Brait (2000), Schneuwly & Dolz (2004), Bawarshi & Reiff, (2013), Kleiman (2005), Barbosa & Rovai (2012). Num primeiro momento, relacionamos indagações reflexivas acerca das dimensões composicional, linguística, discursiva e social dos chamados gêneros textuais discursivos, a fim de demarcar a necessidade de apropriação desses organismos materiais da linguagem como objetos e também como objetivos de uma prática didático-pedagógica em língua portuguesa. Num segundo momento, trazemos à baila, para efeito de elucidação apreciativa, o gênero meme propriamente dito, em exemplos retirados da internet, esse suporte/meio no qual eles circulam diariamente, atravessando as inúmeras redes sociais e sob os olhares dos incontáveis leitores que deles se valem em manuseios interativos os mais diversos. Em conclusão, temos que a leitura do gênero meme operacionaliza interpretações críticas do texto e do mundo e perfaz uma pré-construção textual-discursiva de retomadas.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Sóstenes de Jesus Carvalho Santos, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Aquidauana.

[1] Mestre em Letras (Linguagens e Letramentos) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Aquidauana.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Soares, T. B., & Santos, S. de J. C. (2019). Objeto de leitura: o meme como operacionalizador de interpretação. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 478–503. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37855