Uma análise de uma tarefa avaliativa em uma sala de língua inglesa realizada colaborativamente

Autores

  • Victor Hugo Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37342

Palavras-chave:

Ensino de língua estrangeira, aprendizagem colaborativa, avaliação.

Resumo

Este artigo investiga as implicações de se realizar uma tarefa avaliativa de maneira colaborativa em uma sala de aula de língua inglesa. Para tanto, usa-se como base o conceito vygotskyano de Zona de Desenvolvimento Proximal, o conceito de scaffolding de Wood, Bruner e Ross, e, finalmente, postulações de diversos autores sobre a aprendizagem colaborativa. Os dados deste artigo revelaram resultados positivos para além da mera execução da tarefa em questão: os alunos em ação colaborativa sentiram-se menos tensos e praticaram inglês entre eles durante a realização da atividade. Isso pode apontar para uma possível vantagem em se realizar avaliações colaborativamente, visto que a avaliação deve ser vista não apenas como medição de conhecimentos, mas promoção de aprendizagem.

Biografia do Autor

Victor Hugo Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor de língua inglesa no Sesc Idiomas (GO) e mestrando na Universidade Federal de Goiás (2017). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada Crítica.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Oliveira Magalhães, V. H. (2019). Uma análise de uma tarefa avaliativa em uma sala de língua inglesa realizada colaborativamente. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 583–604. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37342