Métodos visuais sob a perspectiva de Krumm – a proposta dos retratos linguísticos

Autores

  • Mariana Kuhlmann Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37312

Palavras-chave:

Retratos linguísticos, sensibilização linguística, tolerância.

Resumo

O diálogo interdisciplinar empreendido na análise de contextos migratórios consiste em um pressuposto de valor inestimável que viabiliza uma aproximação com a diversidade linguística e cultural dos deslocamentos humanos. O estudo que se apresenta assume como fundamento matriz a necessidade de buscar encaminhamentos metodológicos que estejam alinhados com tal conduta interdisciplinar. Por essa razão será abordada a proposta de Krumm e o seu modelo de retratos linguísticos. Para contextualizar a discussão proposta, iremos discorrer sobre as práticas de Sensibilização Linguística e Tolerância.

 

Biografia do Autor

Mariana Kuhlmann, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestre no Programa de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. Atualmente se dedica ao estudo dos métodos visuais e dos processos identitários de grupos refugiados em São Paulo e a relação existente entre tais processos e a linguagem. Atualmente é pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (USP-CNPq) e do Promigra. Em 2015 colaborou como pesquisadora no Programa de Advocacy do Instituto Adus de Reintegração do Refugiado, onde desenvolveu estudos que discorrem sobre integração, linguagem e discriminação no contexto do refúgio. Foi voluntária na Missão Paz de São Paulo, onde atuou como professora de língua portuguesa para imigrantes e refugiados.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Kuhlmann, M. (2019). Métodos visuais sob a perspectiva de Krumm – a proposta dos retratos linguísticos. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 202–222. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37312