O Então em debates orais: um estudo funcionalista

Autores

  • Mateus Rodrigues de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo
  • Cristina Lopomo Defendi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37310

Palavras-chave:

Funcionalismo, Gramaticalização, Operadores argumentativos, Estudo do Então

Resumo

Neste artigo, descrevemos o “então” como estrutura linguística típica de argumentação do Português oral do Brasil e apresentamos, como metodologia, a análise qualitativa a partir de dados coletados de um corpus composto por debates orais disponíveis nos canais do Youtube. Como resultado, após mapeamento das funcionalidades deste elemento linguístico em textos orais, constatamos dois usos característicos: ora como um operador argumentativo conclusivo – em que há classes argumentativas distintas, mas uma única orientação de argumentação – e ora como um marcador conversacional – iniciador de turno anafórico.

Biografia do Autor

Mateus Rodrigues de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Licenciando em Letras e bolsista de Iniciação Científica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atua como editor assistente na REGRASP - Revista para Graduandos/IFSP-Campus São Paulo - ISSN 2526-1045, dirigida pelo Prof. Dr. Flavio Biasutti Valadares, editor gerente e de seção da revista eletrônica. Grupos de pesquisa: Descrição do Português do Brasil [membro], liderado por Flavio Biasutti Valadares e Cristina Lopomo Defendi (certificado pelo CNPq); Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo [membro], liderado por Mayra Pinto (certificado pelo CNPq). E-mail para contato: profmateusmoura97@gmail.com

Cristina Lopomo Defendi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Doutora (2013) e Mestre (2008) em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2013). Bacharel e Licenciada em Letras - Português pela FFLCH/USP (1994). É professora do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, coordenadora do subprojeto PIBID Letras - campus São Paulo e é também coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores - Ênfase Ensino Superior. Atua como membro dos seguintes grupos de pesquisa: Linguagem e cognição (USP-CNPq); Descrição do Português do Brasil (IFSP-CNPq); Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP (IFSP-CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramaticalização, Mudança Linguística, Livro didático de LP, Leitura e produção textual, Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2019-04-28

Como Citar

Moura, M. R. de, & Defendi, C. L. (2019). O Então em debates orais: um estudo funcionalista. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 460–477. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37310