A construção do ser sinopense por migrantes da década de 80: memórias cultivadas e enraizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37289

Palavras-chave:

Migração, Identidade, Sinop-Mato Grosso.

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a construção da identidade dos migrantes que vieram para Sinop-Mato Grosso nos anos de 1980 e, para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro pessoas que residem na cidade. Como aporte teórico, respaldou-se nas reflexões de Stuart Hall, Tomás Tadeu da Silva, Edison Antonio de Souza, Luciana Texeira. Por meio das análises de dados, percebe-se que, apesar de serem de outros Estados, os entrevistados afirmam que são filhos dessa terra, reconhecendo-a como lugar de prosperidade econômica. Ademais, averiguou-se nos dizeres dos migrantes, o desenvolvimento da cidade que mescla-se com a construção da identidade dos entrevistados, ocasionando assim, outros sentidos ao ser sinopense.


 

Biografia do Autor

Ana Paula de Souza Pereira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ossui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) (2017), Mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2017) . Pós-graduação Lato Sensu em Educação especial com ênfase em deficiência auditiva pela Faculdade de São Luis EAD (2017). Tem experiência nas pesquisas relacionadas aos estudos em Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS).

Cristinne Leus Tomé, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ssui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 6). Professora permanente do Mestrado Acadêmico em Letras na UNEMAT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino/aprendizagem, análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos de Linguagem (GEdEL- UNEMAT) e membro do Grupo Educação e Análise de Discurso (UFRGS), cadastrados no CNPq. Coordena o projeto de pesquisa Leituras Urbanas e suas materialidades discursivas socioambientais no Norte do Mato Grosso - (Leituras)". É Editora-chefe do periódico Revista Eventos Pedagógicos (REPs) da graduação do Curso de Pedagogia- UNEMAT/Sinop (2010) e editora do periódico do Curso de Pedagogia Revista Educação, Cultura e Sociedade (ECS).

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

de Souza Pereira, A. P., & Leus Tomé, C. (2019). A construção do ser sinopense por migrantes da década de 80: memórias cultivadas e enraizadas. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 30–52. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37289