Lenição e epêntese em grupos consonantais tautossilábicos na língua polonesa falada em Cruz Machado, PR

Autores

  • Sônia Eliane Niewiadomski Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luciane Trennephol da Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37114

Palavras-chave:

Polonês, Línguas Brasileiras, Análise Acústica, Sons Consonantais, Descrição.

Resumo

O presente trabalho apresenta parte dos resultados de um estudo que objetiva descrever o polonês falado no interior do Paraná. Analisamos acusticamente os fenômenos de lenição e a inserção ou não da epêntese vocálica nos encontros de sons consonantais tautossilábicos, inexistentes no PB, como, por exemplo, “gdzie” [ɡd͡ʑɛ] (onde) no polonês falado em uma comunidade de descendentes no interior de Cruz Machado, PR, mais especificamente no Rio do Banho. A maioria destes descendentes é bilíngue (português/polonês) e, até os dias de hoje, têm como língua materna o polonês. Foram analisados dados de fala de oito informantes, sendo quatro homens e quatro mulheres, divididos em duas faixas etárias: de 25 até 40 anos e mais de 60 anos. A observação dos dados deu-se através de análise acústica e os resultados indicam a manutenção do sistema do polonês pelos descendentes. O estudo contribui para o conhecimento e registro desta língua brasileira.

Biografia do Autor

Sônia Eliane Niewiadomski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

É mestranda em Letras pela UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste). É professora substituta da Universidade Federal do Paraná e professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui graduação em Letras - Polonês pela Universidade Federal do Paraná (2013), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Varsóvia (2015) e pós-graduação/especialização em ensino de Língua Polonesa como estrangeira pela Universidade de Varsóvia (2015). Atuou como profissional recém-formada bolsista no projeto de extensão: Mapeamento do Legado Cultural Eslavo do Centro-Sul do Paraná: Relação Interculturais vinculado ao NEES (Núcleo de Estudos Eslavos), da UNICENTRO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Ensino e Aprendizagem de Língua Polonesa como Língua Estrangeira.

Luciane Trennephol da Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

É doutora em letras com ênfase na área de Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2011) , mestre em Letras com ênfase em Teoria e Análise Linguística (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2003) pela mesma universidade. É professora Adjunta B na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, lecionando no curso de Letras Português e no programa de Pós- Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: róticos, teorias linguísticas, línguas eslavas faladas no Paraná e variação linguística. É líder do Grupo de Pesquisa FAVO - Insvestigações Acústicas de Fala e Voz, vice-líder do grupo Variação Linguística de Fala Eslava - VARLINFE e membro do Programa Permanente de Extensão Núcleo de Estudos Eslavos - NEES.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Niewiadomski, S. E., & Trennephol da Costa, L. (2019). Lenição e epêntese em grupos consonantais tautossilábicos na língua polonesa falada em Cruz Machado, PR. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 415–439. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37114