Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade

Autores

  • Gabrielle Cristina Baumann Salvatto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37019

Palavras-chave:

Experiência reflexiva, terceira idade, abordagem autobiográfica

Resumo

Realizaremos, para a produção deste artigo, um recorte inicial dos dados que recolhemos por meio da Oficina que denominamos Raccontarsi e que se realizou entre os meses de outubro e dezembro de 2017 com os alunos do curso “Italiano para a terceira idade” oferecido pela Unati da cidade de Araraquara/SP. Procederemos à análise por meio dos seguintes dados coletados: a) Autobiografias de aprendizagem dos alunos e b) Diário de bordo da professora. A exploração dos dados, dentro desse estudo de caso de cunho qualitativo, foi realizada com base em nossas reflexões teóricas trazidas por Demetrio (1996, 1997, 2002, 2008), o qual versa sobre a abordagem autobiográfica e em autores como Alarcão (2003) e Kumaravadivelu (2003) a fim de relacionar o Pós- Método com a formação reflexiva de professores e com o ensino-aprendizagem reflexivo.

Biografia do Autor

Gabrielle Cristina Baumann Salvatto, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura italianas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP e mestre (2018) pela mesma instituição. Bacharel e licenciada em Letras - Português/ italiano (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Atuou como professora de língua italiana no CEL (Centro de Estudos de Línguas) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e no Circolo Italiano de Araraquara. É docente voluntária de Língua Italiana da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), na cidade de Araraquara desde 2014. Tem experiência na área de línguas estrangeiras, atuando principalmente com ensino de línguas para a terceira idade.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Baumann Salvatto, G. C. (2019). Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 183–201. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37019