Práticas de letramentos na promoção à saúde de idosos: a memória, a construção e a ressignificação de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37013

Palavras-chave:

Letramento, Escrita, Autoria, Saúde, Idoso

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as práticas de letramentos orais e escritas atuam na preservação de memórias utilizadas na construção e na ressignificação de sentidos atribuídos por idosos participantes de um grupo de educação em saúde, apoiado pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga (SP). Fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem (Bakhtin, 2000). Toma por base os estudos sobre os letramentos realizados por Street (1994; 2014), por Tfouni (1994), bem como a concepção de escrita defendida por Corrêa (2004). O material analisado é composto por textos escritos produzidos pelos idosos em três atividades discursivo-textuais previamente programadas. Os resultados obtidos permitem concluir que a constituição da autoria se dá no trabalho de construção e de ressignificação de sentidos, favorecendo a reflexão sobre a qualidade de vida dos idosos na comunidade.

Biografia do Autor

Maria Ignez Lima Pedroso, USP

Maria Ignez de Lima Pedroso possui graduação de Bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), Especialização em Voz (1998) e em Linguagem (2003) pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Mestrado em Estudos Linguísticos pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP - São José do Rio Preto (2002). Atuou como profissional autônoma em consultório particular por mais de vinte anos e, posteriormente, por mais quinze anos como fonoaudióloga servidora pública concursada por vinte horas semanais na Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga. Desde 2003, é uma das pesquisadoras integrantes do Grupo de Pesquisa: Práticas de Leitura e Escrita em Português Língua Materna (FFLCH/USP - CNPq). Tem experiência no campo da Fonoaudiologia e da Linguística, com ênfase nas áreas de Linguagem, Escrita, Voz e Saúde Coletiva, realizando pesquisas relacionadas às práticas de linguagem oral e escrita, às práticas de letramentos de crianças e de adolescentes do ensino fundamental e do ensino médio, às práticas de letramento de grupos de idosos, de grupos de professores do ensino fundamental, às práticas de educação e de saúde vocal de crianças e de adultos. Em 2009, como profissional liberal, realizou um novo trabalho linguístico-discursivo, a Varanda das Palavras - Oficinas de Leitura e Escrita - destinadas ao incentivo das práticas de letramentos para crianças e adolescentes do ensino fundamental interessados em participar de um processo significativo de aprendizagem de gêneros discursivos orais e escritos. Em setembro de 2013, foi designada pelos gestores da Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga para participar da equipe multiprofissional responsável pela implantação/implementação do primeiro NASF 1 - Núcleo de Apoio à Saúde da Família - no município. Nesta nova função, exercida até agosto de 2017, as prioridades estavam vinculadas a elaboração e a organização de projetos de trabalho destinados à área da Promoção da Saúde. Em março de 2018, iniciou novas atividades de trabalho como profissional liberal em novo local de trabalho denominado por sua historicidade como Varanda das Palavras: Oficinas de Linguagem, de Leitura, de Escrita e de Voz. Nesse lugar, concebido para as interações verbais entre pessoas que buscam conhecimentos específicos nas áreas de Linguagem e de Voz, atua visando à construção de uma satisfatória formação para a redação no vestibular, uma prazerosa formação literária para a vida e/ou o aprimoramento vocal para os usos devidos da voz falada e da voz cantada.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Pedroso, M. I. L. (2019). Práticas de letramentos na promoção à saúde de idosos: a memória, a construção e a ressignificação de sentidos. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 540–561. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37013