FLORISMUNDO PERIQUITO: A DESCOBERTA DE UM CONTO GOIANO

Autores

  • Ionice Barbosa de Campos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.36717

Palavras-chave:

Literatura social, Migração interna, Personagens das bordas, José Godoy Garcia

Resumo

Faremos aqui uma breve análise do conto que dá título ao livro de José Godoy Garcia, “Florismundo Periquito”, a fim de mostrar o que a prosa godoyana tem para nos oferecer no que concerne à reflexão sobre o processo migratório que se encontra na literatura produzida em Goiás e mostrar como esse espaço expulsa e, ao mesmo tempo acolhe, seus transeuntes. Os personagens dessa narrativa, sempre instalados nas margens sociais, chamam nossa atenção para a discussão de uma teoria pautada em filósofos como Foucault e Deleuze, que tematizam esse assunto em suas obras, além, é claro, de enviesar a discussão para a representação de uma estética que nos permite verificar como os deslocamentos humanos estão presentes e influentes nas vidas dos personagens, com maior ou menor intensidade, mas nunca deixando o espaço em branco, uma vez que está sempre preenchido por uma identidade pessoal e/ou social.

Biografia do Autor

Ionice Barbosa de Campos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2007) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, poesia, social, ortografia e ensino médio. Doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

de Campos, I. B. (2019). FLORISMUNDO PERIQUITO: A DESCOBERTA DE UM CONTO GOIANO. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 439–455. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.36717