A erotização da mulher em anúncios publicitários de perfumes como marca de sua submissão

Autores

  • Graziela Taís Baggio Pivetta Universidade de Passo Fundo
  • Sandra Novello Silvestri Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2008.35794

Palavras-chave:

Formação Discursiva, Formação Ideológica, Condições de Produção

Resumo

Este artigo analisa a presença de Formações Discursivas que se contrapõem em anúncios publicitários dos perfumes Live e Deseo da grife Jennifer Lopez, ambos publicados na Revista Nova, respectivamente em janeiro e maio de 2008. A fundamentação teórico-metodológica está pautada na teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Considerando que é no discurso que os sentidos se confrontam e que estes, por sua vez, não estão prontos e acabados no enunciado, tornam-se, segundo Pêcheux (1997, p. 53) “uma série de pontos de deriva possíveis, oferecendo lugar à interpretação”, novos efeitos de sentido vão surgindo porque a Formação Discursiva da qual fazem parte não é una nem homogênea e os sentidos vão sendo determinados, não somente pela materialidade lingüística, como também pelas condições de produção. È nas análises dos anúncios publicitários que compõem o corpus deste artigo que podemos perceber o “atravessamento” de Formações Discursivas diferentes e contraditórias: uma que nos revela a independência que as mulheres conseguiram nos últimos anos, principalmente em relação a sua sexualidade; e outra que nos mostra a sua submissão, mesmo que de forma não declarada, a um discurso machista que as torna femmes fatales, tomando a imagem dessa mulher como uma forma de movimentar o capitalismo presente na sociedade atual.

Biografia do Autor

Graziela Taís Baggio Pivetta, Universidade de Passo Fundo

Mestranda pela Universidade de Passo Fundo

Sandra Novello Silvestri, Universidade de Passo Fundo

Mestranda pela Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Pivetta, G. T. B., & Silvestri, S. N. (2018). A erotização da mulher em anúncios publicitários de perfumes como marca de sua submissão. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 7(7), 1–15. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2008.35794

Edição

Seção

Estudos livres