Aquiles: o herói épico e o prenúncio de elementos trágicos

Autores

  • João Milton Walter Tavares Universidade de Brasília (UNB)
  • Paulo José da Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35391

Palavras-chave:

tragédia, Homero, Aquiles, herói, trágico

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir elementos trágicos prenunciados na obra de Homero, a Ilíada, principalmente por meio do herói Aquiles. Abordamos inicialmente a relação de Aquiles com o tema da morte e como influenciou na decisão do herói em se afastar dos campos de batalha e, posteriormente, decidir por retornar com a finalidade de vingar Pátroclo. A Ilíada tem por objetivo cantar a cólera de Aquiles, seus feitos e consequências. Trabalhando a questão trágica presente nas linhas da epopeia é possível identificar pontos que já estavam presentes nas obras literárias séculos antes do movimento trágico que ocorreu no século V a.c. na cidade de Atenas. Apresentamos aqui o Aquiles trágico que está contido na narrativa homérica.

Biografia do Autor

João Milton Walter Tavares, Universidade de Brasília (UNB)

Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UNB)

Paulo José da Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor adjunto de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Desenvolvimento Humano – CNPq-UEM.

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

Tavares, J. M. W., & Costa, P. J. da. (2018). Aquiles: o herói épico e o prenúncio de elementos trágicos. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 567–584. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35391