Sérgio Vaz e a poesia das “Quebradas”: um estudo semiolinguístico acerca das competências de leitura

Autores

  • Janayna Rocha da Silva UFF
  • Joyce Silva dos Santos Monforte UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35305

Palavras-chave:

Texto literário, semiolinguística, competências de leitura.

Resumo

Sérgio Vaz, ao produzir as suas poesias, constrói uma reflexão acerca da vida do jovem negro morador das periferias paulistanas. Assim, o seu texto busca provocar no leitor o “sentir”. Muitas vezes, o sentimento de incômodo é o mais latente, já que, ao retratar as discrepâncias sociais presentes em nossa sociedade, o poeta parece buscar transportar o seu interlocutor a acionar os sentidos que abarquem o universo de injustiças, preconceitos e violência que envolvem distintas classes sociais. O artigo busca, portanto, analisar quais competências precisam ser acionadas pelo leitor a fim de que a compreensão do texto literário seja realizada no maior número de camadas possível. Entendemos leitura competente a partir da perspectiva da Teoria Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau. Dessa forma, o trabalho visa a identificar quais competências (CHARAUDEAU, 2001) precisam ser alcançadas pelo leitor para que os três níveis da linguagem (CHARAUDEAU, 2001) que constituem o texto sejam atingidos.

Biografia do Autor

Janayna Rocha da Silva, UFF

Mestranda em Linguística – Estudos da Linguagem / Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

Joyce Silva dos Santos Monforte, UFF

Mestranda em Linguística – Estudos da Linguagem / Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

Silva, J. R. da, & Monforte, J. S. dos S. (2018). Sérgio Vaz e a poesia das “Quebradas”: um estudo semiolinguístico acerca das competências de leitura. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 364–382. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35305