Impactos sociais da escrita de Carolina Maria de Jesus na escola

Autores

  • Tânia Mara Pedroso Müller USP
  • Sonia Rosa CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35299

Palavras-chave:

Cânone, Carolina Maria de Jesus, Literatura negra, letramento, Quarto de despejo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os impactos sociais da escrita de Carolina Maria de Jesus, que não faz parte do cânone literário brasileiro. O texto apresenta uma breve exposição sobre sua vida, uma mulher negra e favelada, abordando suas identidades, e “escrevivências”. O texto também reflete sobre a improvável falta de letramento da autora e como seu legado constitui um capítulo importante na história das lutas das classes subalternizadas em busca de reconhecimento. Discute-se o porquê de determinados textos retratarem-na como iletrada, fazendo um aprofundamento na temática sobre o conceito de letramento, a fim de ponderar se cabe à escritora esta condição. Por fim, destaca-se a contribuição de Carolina na literatura negra brasileira e o legado cultural e social do qual ela foi pioneira, ressaltando a importância da inclusão de sua obra no ensino escolar e na formação de professores.

Biografia do Autor

Tânia Mara Pedroso Müller, USP

Pós-Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP)

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

Sonia Rosa, CEFET-RJ

Mestranda em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ)

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Publicado

2018-07-03

Como Citar

Müller, T. M. P., & Rosa, S. (2018). Impactos sociais da escrita de Carolina Maria de Jesus na escola. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 254–271. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35299