Construindo entendimentos sobre leitura e gramática a partir de um diálogo exploratório com os aprendizes

Autores

  • Andréia Mello Rangel FFP/UERJ
  • Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35298

Palavras-chave:

Ensino significativo, língua, leitura, prática exploratória, perspectiva sociointeracional.

Resumo

Apoiadas na abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT; HANKS, 2009), apresentamos um recorte da nossa pesquisa, a qual configura um processo de reflexão e de construção de entendimentos sobre nossa vivência profissional como professoras de língua portuguesa e sobre o processo de aprendizagem dos nossos alunos nas aulas de língua materna. Nosso processo de reflexão está baseado na perspectiva sociointeracional da linguagem sustentado pela concepção interacionista. Considerando o fato de que a língua é apreendida na interação (BAKHTIN, 2015), vislumbramos, no contexto de sala de aula, a coconstrução de conhecimentos sobre a língua materna que contemple o uso real e social da língua. Debruçamo-nos, ainda, sobre as práticas de leitura dos aprendizes, no sentido de conhecer tais práticas e, a partir delas, apresentar outras leituras como novas possibilidades, diminuindo, assim, a assimetria entre professor e alunos, tornando o processo de ensinar e de aprender significativo.

Biografia do Autor

Andréia Mello Rangel, FFP/UERJ

Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro, FFP/UERJ

Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

 

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

Rangel, A. M., & Ribeiro, P. G. V. L. (2018). Construindo entendimentos sobre leitura e gramática a partir de um diálogo exploratório com os aprendizes. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 237–253. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35298