Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio

Autores

  • Rodrigo Alves dos Santos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35296

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, ensino médio, formação de professores, formação de usuários competentes da língua

Resumo

A dissociação entre o ensino de língua e o ensino de literatura é um dos grandes entraves do ensino médio brasileiro, no que se refere às aulas de língua portuguesa. Neste texto, essa questão é abordada com vistas a apresentar um exemplo de opção de estratégias pedagógicas que demonstram como é possível a superação dessa separação já há tempos condenada pelo discurso regulador oficial da educação brasileira. Antes de apresentar essa opção, no entanto, o texto faz, na sua segunda parte, uma síntese dos pressupostos veiculados pelo discurso oficial que deu forma à configuração hoje desejável para as aulas de língua portuguesa do ensino médio. Nesse movimento, dialoga-se com autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à produção de conhecimento acerca da formação de usuários competentes da língua materna.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos, UFMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

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Publicado

2018-07-03

Como Citar

Santos, R. A. dos. (2018). Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 200–219. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35296