O proeja certific como deslocamento da educação de jovens e adultos: um estudo a partir das bases da arqueologia de Foucault

Autores

  • Laura Lima Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Análise do discurso, Foucault, PROEJA

Resumo

O presente texto objetiva fazer uma reflexão sobre os discursos que viabilizaram a constituição de cursos PROEJA CERTIFIC como alternativa aos problemas de acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito é colocar sob suspeita as ideias de avanço e progresso imbricadas em tais discursos constituidores, expandindo o olhar para além do interior da própria formação discursiva. Para embasar a discussão, recorre- se aos escritos de Foucault (2000, 2014a, 2015) bem como a trabalhos da EJA (HADDAD, 2007; RIBEIRO, 1999). A pesquisa, na área da Linguística Aplicada, adota o caráter documental e bibliográfico. Conclui-se que, ao colocar em xeque as clássicas teorizações sobre a modalidade, desvela-se o contexto discursivo no qual essa proposta e não outra foi possível. A reflexão presente neste trabalho pode contribuir para que sujeitos envolvidos no processo de (re)formulação de cursos PROEJA CERTIFIC possam fazer escolhas mais coerentes.

Biografia do Autor

Laura Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística (UFSC) Professora de Espanhol (IFSC)

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

Lima, L. (2018). O proeja certific como deslocamento da educação de jovens e adultos: um estudo a partir das bases da arqueologia de Foucault. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 676–691. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35265