Estudo descritivo da relação entre a interação com nativos e o nível de proficiência de aprendizes de PLE

Autores

  • Caroline Caputo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

português como língua estrangeira, construções identitárias, survey

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as construções identitárias dos aprendizes de PLE examinadas dentro do contexto de suas ações em imersão com a língua-alvo. As identidades sociais não são estabelecidas a priori, mas (co)construídas na interação, em práticas discursivas particulares e tornadas relevantes na interação (ALMEIDA FILHO, 2011). O embasamento teórico sociointeracionista evidencia o papel da cultura e, particularmente, o da linguagem na construção social do sujeito e do conhecimento. Nesse sentido, a abordagem da pesquisa com survey (BROWN, 2001) permite uma interpretação e compreensão da construção das identidades por meio das ações no ambiente de interação. Assim, através da aplicação de questionários, a investigação desta pesquisa foi feita de maneira interativa, identificando a formação das identidades dos aprendizes de PLE.

Biografia do Autor

Caroline Caputo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística Aplicada (UFMG)

Publicado

2018-07-02

Como Citar

Caputo, C. (2018). Estudo descritivo da relação entre a interação com nativos e o nível de proficiência de aprendizes de PLE. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 656–675. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35264