A construção argumentativa entre professores via Facebook

Autores

  • Iago de Araujo Broxado Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Cristine Damianovic Universidade Federal de Pernambuco
  • Tiago Lessas Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

argumentação, formação de professores, Facebook

Resumo

Este artigo visa contribuir para a área de formação de professores que utiliza a argumentação crítico- colaborativa como norteadora da organização da linguagem e o Facebook como local de tomadas de decisões no processo continuado de formação docente. A pesquisa aqui discutida analisa como a argumentação se organiza no desenvolvimento da tomada de uma decisão crítico-colaborativa sobre qual livro didático adotar para um curso específico (MAGALHÃES, 2009). O processo ocorreu entre cinco professores e duas coordenadoras em um contexto de ensino da língua inglesa para a mobilidade estudantil universitária, em uma universidade federal brasileira, na rede social online Facebook. O grupo em questão procura basear suas ações de educação docente no arcabouço teórico-metodológico crítico- colaborativo e na argumentação denominada colaborativa (MAGALHÃES, 2014), na qual o processo de ensino-aprendizagem oferece aos professores em formação chances de exposição de ideias, pontos de vista, suportes, contra- argumentos com seus suportes e novas posições por meio de sínteses crítico-colaborativas (LIBERALI, 2013). A discussão da análise dos dados revela que muito embora a ação das coordenadoras necessite ser expandida com base na linguagem argumentativa, os cinco professores construíram sua síntese, sobre qual livro adotar, de forma crítico-colaborativa.

Biografia do Autor

Iago de Araujo Broxado, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Letras PPG-Letras (UFPE)/Professor de Inglês (NucLi-IsF UFPE)

Maria Cristine Damianovic, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutoranda (LAEL/PUC/SP) sob orientação da Profa. Dra. Fernanda Liberali Professora do PPG-Letras (UFPE)

Tiago Lessas, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Letras (UFPE)/Professor do Colégio Damas Recife

Downloads

Publicado

2018-07-02

Como Citar

Broxado, I. de A., Damianovic, M. C., & Lessas, T. (2018). A construção argumentativa entre professores via Facebook. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 634–655. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35262