Uma Reflexão De Leitura E Ensino Aplicada A Alunos De Periferia

Autores

  • Silvia Adélia Henrique Guimarães Adélia Henrique Guimarães UERJ

Palavras-chave:

Linguística Textual, Ensino e Leitura, Alunos de Periferia

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer o nível de letramento de alunos de periferia, propondo uma reflexão sobre a atuação do professor junto a este grupo. Considerando o aspecto qualitativo, propõe uma análise textual dos textos produzidos por um grupo de alunos do 7º ano de uma escola de periferia do Rio de Janeiro, objetivando verificar o nível de compreensão dos comandos das atividades. As primeiras análises, embasadas na Linguística Textual (FÁVERO & KOCK, 2012) revelam que: 1) estes alunos leem apenas superficialmente (TEBEROSKY, 2003), demonstrando, em suas respostas, que não compreenderam o teor do enunciado; 2) o companhamento adequado do professor, utilizando a língua como procedimento metodológico e científico pode levar o aluno a aprofundar o nível de compreensão. Os resultados encontrados podem contribuir para a conscientização dos docentes sobre sua tarefa de interferir no desenvolvimento leitor, e não apenas observar tais atividades.

Biografia do Autor

Silvia Adélia Henrique Guimarães Adélia Henrique Guimarães, UERJ

Doutoranda em Letras (UERJ)

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Guimarães, S. A. H. G. A. H. (2018). Uma Reflexão De Leitura E Ensino Aplicada A Alunos De Periferia. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 14(21), 469–484. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35129