HURT Indisciplina, hostilidade no ambiente escolar e o abandono do magistério: as experiências de uma ex‐professora da rede pública de Belo Horizonte

Autores

  • João Paulo Xavier UFMG
  • Adriana Fernandes Barbosa UFMG

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Fenomenologia, Experiências, Ensino

Resumo

Este trabalho visa a discutir como as experiências do professor em sala de aula podem ser analisadas à luz da Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Neste artigo, são abordados o conceito de experiência e as categorias nas quais essas podem ser inseridas e exploradas (Miccoli, 2007). A partir disso, podemos entender a sala de aula como um ambiente complexo cujas interações e experiências de professores e alunos revolvem, mas não se limitam ao processo de ensino e aprendizagem. Finalmente, com o objetivo de aplicar a teoria às vivências em sala de aula de uma professora do ensino básico, utilizamos as categorias propostas por Miccoli (2007) para analisar o relato.

Biografia do Autor

João Paulo Xavier, UFMG

Prof. º de Língua Inglesa na rede pública municipal de Belo Horizonte e Mestre em Linguística Aplicada (UFMG)

Adriana Fernandes Barbosa, UFMG

Prof.ª de Línguas Inglesa e Alemã e Mestre em Linguística Aplicada  (UFMG)

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Xavier, J. P., & Barbosa, A. F. (2018). HURT Indisciplina, hostilidade no ambiente escolar e o abandono do magistério: as experiências de uma ex‐professora da rede pública de Belo Horizonte. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 14(21), 385–397. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35123