AS VAIDADES DE UM COLECIONADOR FANTASMA: UMA ANÁLISE DO CONTO VANITAS, DE ALMEIDA FARIA

Autores

  • Julia Pinheiro Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Vanitas, Almeida Faria, Paula Rego, Presença fantasmática

Resumo

Neste trabalho, faremos uma análise do conto Vanitas de Almeida Faria. Nele, o autor imagina um insólito encontro entre o fantasma de Calouste Gulbenkian e um pintor que organiza sua exposição no palacete do mecenas em Paris. A partir daí, um diálogo (que mais se assemelha a um monólogo) se estabelece e o espectro, envolto numa aura evocada pelos objetos e elementos arquiteturais presentes naquela casa, conta sua vida (e morte) e sua paixão pelas artes plásticas, remetendo às pinturas femininas que fazem parte da sua coleção e são reproduzidas ao longo do livro. Além disso, em sua segunda publicação, foi acrescentado o tríptico Vanitas de Paula Rego, baseado no conto. Buscaremos, portanto, apontar alguns elementos que nos parecem importantes para compreensão do enredo, e concluiremos com um comentário em torno das vanitas, tanto na sua concepção original, como no conto de Almeida Faria e no quadro de Paula Rego.

Biografia do Autor

Julia Pinheiro Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Letras - UFRJ

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Gomes, J. P. (2016). AS VAIDADES DE UM COLECIONADOR FANTASMA: UMA ANÁLISE DO CONTO VANITAS, DE ALMEIDA FARIA. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22), 300–314. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35016