Discurso, memória e corpos dóceis: a (in)disciplina sob os olhos dos professores

Autores

  • Andréia Aparecida Thibes dos Santos PROMINAS

Palavras-chave:

disciplina, corposdóceis, memória

Resumo

O nosso trabalho analisa os mecanismos discursivos que historicamente regeram a construção de “corpos dóceis” na escola, mais precisamente os discursos que dão visibilidade aos regimes de existência do corpo enquanto objeto de discurso, além de evidenciar mecanismos de poder e legitimação do corpo nos espaços escolares por meio dos discursos dos professores, recolhidos em questionários. Analisamos os atravessamentos que ocorrem nos discursos dos sujeitos discursivos (professores), atentando para os que sustentam certos mecanismos de poder e os que rompem com tais mecanismos, dando visibilidade ao papel da memória discursiva na construção desses discursos. Para tanto, utilizamos alguns conceitos do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. As análises do corpus apontaram que há muitos resquícios das práticas de disciplinarização de corpos na atualidade e que, apesar de alguns deslocamentos, os professores se mostram saudosos dos mecanismos utilizados no passado, interpretados como sendo mais eficazes.

Biografia do Autor

Andréia Aparecida Thibes dos Santos, PROMINAS

Pós- graduanda em Educação

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Publicado

2014-12-22

Como Citar

dos Santos, A. A. T. (2014). Discurso, memória e corpos dóceis: a (in)disciplina sob os olhos dos professores. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 13(19), 474–494. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34958

Edição

Seção

Estudos livres