Appendix Probi Português: Reformação de Algũas Palauras Que a Gente Vulgar Usa & Screue Mal (1576)

Autores

  • Eliabe Procópio

Palavras-chave:

Português quinhentista, Ortografia, Metaplasmo, Appendix

Resumo

Neste artigo, analisamos a seção “Reformação de algũas palauras que a gente vulgar usa & screue mal”, uma lista de palavras erradas e emendadas, da obra Orthographia da Lingoa Portuguesa (1576), de Duarte Nunes Leão. O estudo dessa lista de palavras permite contribuir para a história do Português, já que tais vocábulos manifestam o uso linguístico quinhentista, padrão trazido para o Brasil colonial; e demonstrar que essa obra inaugura uma linhagem de appendices lusitanae, cujo ancestral é o Appendix Probi (séc. III a.C), principal fonte para o estudo do Latim vulgar.

Biografia do Autor

Eliabe Procópio

Mestre em Linguística (Universidade Federal do Ceará) e Mestre em Filologia Hispânica (Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Madri)

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Procópio, E. (2014). Appendix Probi Português: Reformação de Algũas Palauras Que a Gente Vulgar Usa & Screue Mal (1576). Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 13(19), 444–458. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34955

Edição

Seção

Estudos livres