Entre o popular e o erudito: conjurações fáusticas em Guimarães Rosa e Christopher Marlowe

Autores

  • Leonardo Vieira Almeida Uerj

Palavras-chave:

Grande Sertão, Veredas, pacto fáustico, cultura popular, poética da distensão.

Resumo

Vinculado principalmente, segundo o clássico estudo de Leonardo Arroyo, A cultura popular em Grande sertão: veredas, à tradição oral, o suposto pacto com o diabo, na obra de Guimarães Rosa, tem sua fonte escrita clássica mais antiga, no que diz respeito ao mito fáustico, na peça de teatro A história trágica do Doutor Fausto, de Christopher Marlowe. Se o texto do contemporâneo de William Shakespeare tem por base a tradução do livro anônimo, publicado em 1587, o Volksbuch, pelo editor alemão Johann Spies, ele se insere no palco da ambiguidade: Fausto é um exemplum da moral protestante ou sua face prometeica, como símbolo das aspirações renascentistas? No caso do opus magnum do escritor mineiro, onde também convergem vertentes eruditas e populares do mito, este não se exila deste terreno da dúvida. Porém, se em Marlowe o contrato demoníaco é eleito como hýbris que leva o personagem à sua possível derrocada pelo concurso com Mefistófeles, em Rosa há uma desconstrução da própria ideia de pacto, em que Riobaldo, ser por excelência dividido, não exibe marcas evidentes do ritual luciferino, mas sua face fantasmática, eco do nada e do desregramento.

Biografia do Autor

Leonardo Vieira Almeida, Uerj

Doutor em Estudos Literários

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Publicado

2014-06-11

Como Citar

Almeida, L. V. (2014). Entre o popular e o erudito: conjurações fáusticas em Guimarães Rosa e Christopher Marlowe. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 13(18), 197–212. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34900