A prática da criação de composições artísticas no ensino de literatura e na formação em letras.

Lucas Matos

Resumo


O artigo promove a discussão acerca da criação artística no ensino de
Literatura a partir de duas vertentes: uma aproximação da discussão teórica e
metodológica sobre o ensino de Artes Plásticas e outras formas de expressão artística, e
o relato das experiências pedagógicas vividas com duas turmas do Segundo Ano do
Ensino Médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)
no ano de 2010. São tematizadas as relações entre a produção artística e o ensino, para
além da prática didática institucional e as transformações realizadas a partir da
modernidade artística. Sugere-se, por fim, que para a permanência da relevância da
crítica acadêmica e do espaço da sala de aula como espaço para produção de
conhecimento acerca da literatura é necessária a integração da prática de criação de
composições artísticas ao ensino e à formação na área.


Palavras-chave


Ensino de Literatura, Ensino da Arte, Criação Artística.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Lucas Matos

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.