A prática da criação de composições artísticas no ensino de literatura e na formação em letras.
Resumo
O artigo promove a discussão acerca da criação artística no ensino de
Literatura a partir de duas vertentes: uma aproximação da discussão teórica e
metodológica sobre o ensino de Artes Plásticas e outras formas de expressão artística, e
o relato das experiências pedagógicas vividas com duas turmas do Segundo Ano do
Ensino Médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)
no ano de 2010. São tematizadas as relações entre a produção artística e o ensino, para
além da prática didática institucional e as transformações realizadas a partir da
modernidade artística. Sugere-se, por fim, que para a permanência da relevância da
crítica acadêmica e do espaço da sala de aula como espaço para produção de
conhecimento acerca da literatura é necessária a integração da prática de criação de
composições artísticas ao ensino e à formação na área.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Lucas Matos
ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto
Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:
Indexado nas seguintes bases:
A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.