Letramento literário e teatro na escola: desafios e perspectivas na formação de leitores.

Autores

  • Cleonice de Moraes Evangelista Leão UFU
  • João Carlos Biella UFU

Palavras-chave:

Literatura, letramento literário, sequência básica, teatro.

Resumo

Este estudo apresenta e analisa uma proposta didática para o ensino de literatura na escola, com o gênero teatro, fundamentada nos postulados do letramento literário. Assim, desenvolvemos e aplicamos a referida proposta em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual na cidade de Rio Verde – Goiás. Para tanto, estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, tais como literatura, letramento literário, sequência básica e teatro. A nossa análise teve ênfase na recepção dos alunos em relação às atividades por nós elaboradas e mediadas, com vistas a contribuir para o resgate da literatura em sala de aula. Portanto, dentro dos limites desta pesquisa, podemos afirmar que cada atividade proposta na sequência básica (COSSON, 2012) cumpriu seu objetivo. Por isso, acreditamos que esse estudo possa subsidiar os demais professores de Língua Portuguesa, no que tange a um estudo sistematizado em literatura no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Cleonice de Moraes Evangelista Leão, UFU

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

João Carlos Biella, UFU

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto do Ileel da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Downloads

Publicado

2017-06-10

Como Citar

Leão, C. de M. E., & Biella, J. C. (2017). Letramento literário e teatro na escola: desafios e perspectivas na formação de leitores. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24), 108–124. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34826