O uso das tirinhas da Folha de S. Paulo em livros didáticos e possíveis efeitos de sentido

Autores

  • Marilene Jorge Luiz UERJ

Palavras-chave:

Livro didático, Folha de S. Paulo, efeitos de sentido.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização das tirinhas da Folha de S. Paulo nos livros didáticos da coleção Português Linguagens (2015), da Editora Saraiva, assinada pelos autores William Roberto Cereja & Thereza Coch ar Magalhães. Parte - se das hipóteses de que o uso das tirinhas pode estar produzindo sentidos sobre quais gêneros textuais os alunos poderiam ter acesso do jornal Folha de S. Paulo e de que as tirinhas poderiam ser utilizadas como um repositório de exemplo s de aplicações gramaticais. Para refletir sobre essas hipóteses serão observadas a quantidade de tirinhas presentes nos livros do 6º ao 9º ano, além de algumas tirinhas e os exercícios propostos pelos autores baseados nelas. Neste texto, a produção de sen tidos será pensada de acordo com o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa.

Biografia do Autor

Marilene Jorge Luiz, UERJ

Mestranda em Estudos de Linguagem Programa de Pós - graduação em Letras Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Luiz, M. J. (2017). O uso das tirinhas da Folha de S. Paulo em livros didáticos e possíveis efeitos de sentido. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(25), 310–330. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34811