Anúncios

  • Edição 47 (2025.1) - Chamada para publicação

    2024-03-22

    A Palimpsesto receberá artigos e resenhas com tema livre em português, espanhol, inglês e francês para comporem a edição Miscelânea, número 47, ano 2025, dedicado aos Estudos de Língua e aos Estudos Literários.

    A edição convida os pesquisadores interessados a submeter seus artigos e resenhas até o dia 31/08/2024.

    Publicação prevista para janeiro de 2025.

    Para mais informações, verifique a seção "Diretrizes para Autores" neste site.

    Saiba mais sobre Edição 47 (2025.1) - Chamada para publicação
  • Edição 46 (2024-3) - Chamada para publicação

    2024-01-05

    O dossiê “A relação ‘língua e sentido’ em diferentes abordagens”, da Palimpsesto, revista discente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), volume 23, número 46, se propõe a refletir sobre a relação entre língua e sentido a partir de diferentes abordagens teóricas e/ou analíticas dos estudos linguísticos - e, mais amplamente, dos estudos da linguagem - que têm como enfoque problematizar essa relação. Assim, pretendemos receber contribuições dos diversos campos teóricos, tendo em vista a questão da produção dos sentidos. Organizado por Wellton da Silva de Fatima e por Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes, convidamos pesquisadoras e pesquisadores da Semântica, da Pragmática, da Análise do Discurso, da Lexicografia e da Lexicologia, da Linguística Textual, da Estilística, da Semiótica, da Linguística Cognitiva, dentre outras áreas que mobilizam a relação “língua e sentido”, a enviarem suas propostas de reflexões teóricas e/ou analíticas, a fim de compor um número plural, sob diferentes perspectivas, para contribuir com o avanço dessa questão, que, apesar de antiga, permanece aberta nos convidando ao debate.

    A Palimpsesto receberá artigos de tema livre na área dos Estudos Linguísticos e resenhas em português, espanhol e inglês.

    Data limite para a submissão de artigos: 31/05/2024.

    Publicação prevista para setembro - dezembro de 2024.

    Saiba mais sobre Edição 46 (2024-3) - Chamada para publicação