Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Palimpsesto é uma revista discente gratuita, quadrimestral, que publica textos de alunos da pós-graduação, mestres, doutores e pesquisadores em coautoria com algum dos perfis anteriores. São interesses da revista textos que estejam inseridos em qualquer perspectiva teórica ou prática das grandes áreas de Letras, Linguística e Literatura, bem como de suas possíveis interseções, como com a História, Filosofia, Psicologia, Arqueologia ou Pedagogia, dentre muitas outras. Publicamos artigos escritos originalmente em em português, inglês, espanhol e francês.

 

Políticas de Seção

Entrevista

Reservada a entrevistas com autores convidados brasileiros e estrangeiros. Não é aberta a submissões. Entretanto, os interessados em colaborar podem enviar um e-mail aos editores manifestando o interesse.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Publica artigos relacionados ao tema proposto em cada edição na chamada para artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos livres

Publica artigos livres não relacionados ao tema proposto  na chamada de artigos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Publica resenhas de livros recentes, com até dois anos de publicação, e pertinentes às áreas de Linguística e/ou Literatura.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de teses e dissertações

Publica resumos extendidos de teses e dissertações que tenham sido defendidas nos últimos três anos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação é feita em caráter duplo-cego (double blind peer review) por dois pareceristas do Conselho Editorial e/ou pareceristas externos ad hoc, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final.

 

Periodicidade

A partir de 2018, Palimpsesto começa a ter periodicidade quadrimestral de publicação, com previsão de publicação para maio, setembro e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Palimpsesto oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não cobramos, também, encargos para submissão nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Além disso, A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Políticas de Internacionalização

A partir de 2018, Palimpsesto entrou em nova fase editorial, com destaque especial para as políticas de internacionalização do periódico. Assim, destacamos, especialmente, três modificações que adotamos:

a) A aceitação de textos em quatro línguas, a saber: português, inglês, espanhol e francês;

b) A indexação em bases internacionais em todas as línguas descritas acima;

c) Maior interlocução, pela entrevista, buscando sempre autores brasileiros e estrangeiros para responder a questões próximas, de acordo com cada chamada específica de dossiê.