CAMINHO DA BAIXADA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA DA BAIXADA FLUMINENSE

Autores

  • Késia Paula de Oliveira FEBF/UERJ
  • Matheus da Silva Cruz FEBF/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2017.31973

Palavras-chave:

Geografia, Baixada Fluminense.

Resumo

A dinamicidade atual, nos apresenta um panorama crítico, em relação aos investimentos em recursos para a educação, tornando rotineira muitas vezes, a atuação do professor em sala de aula. Com diversas demandas estabelecidas pelo currículo, o professor de geografia da Baixada Fluminense, encontra desafios e pouco acesso a recursos e informações para trabalhar esse espaço, em suas aulas. Entendendo a Geografia, como um campo do saber, que tende a desenvolver o aprendizado sobre espaço, e as dinâmicas inseridas no mesmo. Verifica-se que algumas temáticas, se tornam de difícil compreensão para os alunos, quando externas a sua realidade (KAERCHER, 2002). Nesse cenário, avistou-se a oportunidade, de criar uma proposta lúdica, em forma de recurso didático democrático, que trabalhasse o Meio Ambiente da Baixada Fluminense e uma gama de conceitos geográficos. Em aplicação, foi gerado o jogo de tabuleiro “Caminho da Baixada”. O jogo retrata temáticas ambientais, direcionadas a Baixada Fluminense, produzindo no aluno, uma nova percepção desse espaço, a aplicação de conceitos geográficos e um processo colaborativo de ensino aprendizagem. São desenvolvidos através do jogo, os seguintes temas: Sistemas naturais (Manguezal e Mata Atlântica), Injustiças ambientais, Unidades de conservação, História ambiental e Cartografia. A todo momento o jogo levanta questões de cunho teórico, desenvolvendo a capacidade de análise interpretativa do aluno e estimulando no mesmo, a capacidade de identificar, criticar e propor soluções a questões sociais, econômicas e ambientais. Ao final do jogo o aluno conseguirá entender a biodiversidade da Baixada Fluminense, a cartografia da região, sua história e outros temas transversais, que o professor poderá desenvolver durante o jogo. O jogo ainda está em fase de testes, para a obtenção de uma perspectiva sobre os resultados de sua aplicação, sendo recomendado para o 5°, 6° e 7° ano, do Ensino Fundamental devido ao seu conteúdo.

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