PLANEJAMENTO URBANO ESTRATÉGICO: A CONSTRUÇÃO DA CIDADE ATUAL COMO UM NEGÓCIO

Autores

  • Gilliard Damasio Soares PUC-rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2015.25709

Palavras-chave:

Cidade, Planejamento urbano e Negócio

Resumo

Em cada momento do processo histórico há a produção de um tipo especificode cidade. A cidade atual tem sido vista e produzida sob uma nova perspectiva:como condição essencial da reprodução da acumulação do capital. Dessaforma, essa cidade que vem sendo produzida buscando atender a esseprocesso de ampliação dessa reprodução.Nesse artigo, mostramos que esse processo vem sendo legitimado pelaadoção de um planejamento urbano chamado estratégico, desenvolvido sobreconceitos neoliberais. Portanto, a cidade vista a partir da ótica estratégica deplanejamento vem sendo construída sob bases políticas e institucionais doempreendedorismo. Sendo assim, essa cidade deixa de ser vista como umbem público e passa a ser vista como uma verdadeira empresa em que aprioridade deve ser a produtividade, a competitividade e a rentabilidade. Essarentabilidade é alcançada com sua transformação em uma mercadoria, ou seja,em um produto negociável. Mas para que essa cidade seja administrada comouma empresa e vendida como uma mercadoria é fundamental a construção deum sentimento de pertencimento (a cidade enquanto pátria) e,consequentemente, a geração de um consenso junto à população local de quenão há alternativas para essa cidade na nova dinâmica de globalização seletivada economia.

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Artigos Científicos