A Exploração de Coltan e os Conflitos no Leste da República Democrática do Congo

Autores

  • Marcelle Christine Bessa Macedo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2016.28072

Palavras-chave:

coltan, financiamento de conflito, República Democrática do Congo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a relação entre a exploração de recurso naturais congoleses e os conflitos na República Democrática do Congo (RDC), tendo por estudo de caso a exploração do coltan. Tal exploração financia os grupos armados da região. O objetivo é entender se o consumo do ocidente ajuda no financiamento destes conflitos, uma vez que os consumidores ocidentais aumentam, cada vez mais, a demanda por aparelhos que utilizam o coltan para a sua fabricação. Este trabalho buscará entender se isso ocorre, além da possível existência de outras causas. Vale ressaltar que os Estados ocidentais não são os únicos beneficiários desta exploração, atores estatais e não-estatais africanos participaram da pilhagem de tais recursos.

A pergunta que norteará este trabalho é: De que forma atores envolvidos na exploração de minérios no leste da RDC contribuem para os conflitos na região?


Biografia do Autor

Marcelle Christine Bessa Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Relações Internacionais pela UNILASALLE-RJ. Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-graduanda em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Cândido Mendes.

Downloads

Publicado

2017-05-03

Como Citar

Macedo, M. C. B. (2017). A Exploração de Coltan e os Conflitos no Leste da República Democrática do Congo. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 5(1), e28072. https://doi.org/10.12957/neiba.2016.28072

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2016