A política editorial da Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil estabelece que o trabalho deve ser de interesse acadêmico e representar um novo pensamento no âmbito das relações internacionais. É uma revista de caráter acadêmico publicada de forma eletrônica e com acesso aberto. São selecionados os artigos que contribuem para a compreensão da pluralidade das perspectivas presentes no mundo acadêmico.

A partir de 2016 a Revista adotou o método de publicação contínua, em que os artigos são disponibilizados conforme seus processos de análise e editoração forem concluídos. Ao final do ano, todos os artigos são reunidos em um único número.

CONTRIBUIÇÃO ESPECIAL | SPECIAL CONTRIBUTION

A Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil aceita contribuições especiais de operadores de política externa e das relações internacionais (atores) assim como de pesquisadores sêniores com trajetória acadêmica internacionalmente reconhecida. O objetivo desta seção é a difusão das opiniões e práticas dos autores de tais contribuições. A equipe editorial está aberta à recepção de tais contribuições especiais e convida a todos aqueles interessados a enviar suas propostas pelos canais de comunicação da Revista.

Editores
  • REVISTA NEIBA CADERNOS ARGENTINA-BRASIL
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS | ARTICLES

A Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil aceita artigos acadêmicos inéditos sobre temas de Relações Internacionais. Os artigos podem ser enviados em português, espanhol, francês ou inglês. Todos os artigos serão submetidos ao processo de revisão cega entre pares expertos no assunto em questão, tal revisão garante o anonimato tanto dos autores, quanto dos pareceristas. Qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelo autor.

DOSSIÊ | DOSSIER

A Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil aceita propostas de dossiê temático sobre assuntos específicos da atualidade das Relações Internacionais que convoquem a publicação de artigos acadêmicos inéditos sobre o tema em questão. Tais dossiês são desenvolvidos em parcerias específicas com grupos de pesquisa e instituições de caráter nacional e internacional. Convidamos a todos os interessados a enviar propostas de dossiê temáticos pelos canais de comunicação da Revista. Os artigos podem ser enviados em português, francês, inglês e espanhol, e todos serão submetidos à revisão cega por pares, qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelos autores.

RESENHAS | BOOK REVIEWS

A Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil aceita a publicação de resenhas de livros com edição de até dois anos de antiguidade, a temática dos livros deve ser focada no objeto de estudo das Relações Internacionais em sentido amplo. Elas são avaliadas pela equipe editorial, não é necessário contar com o consentimento do/s autor/es dos livros resenhados.

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2020

Editores
  • REVISTA NEIBA CADERNOS ARGENTINA-BRASIL

A avaliação dos artigos enviados é feita por pareceristas com anonimato da autoria do texto. Os avaliadores são pesquisadores reconhecidos na área de Relações Internacionais, brasileiros ou estrangeiros, que pertençam ao banco de avaliadores. Os critérios para a aprovação são a relevância dos debates teóricos e/ou de caráter político promovido pelo artigo, o que o artigo apresenta em termos de novas perspectivas no estudo de temas de Relações Internacionais, ou um embasamento claro para a confecção do artigo em pesquisas de fontes documentais.

Todos os artigos serão submetidos à revisão de dois consultores ad hoc e qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelo autor.

A revista recorre a avaliadores externos à instituição editora da mesma.

Recomendação aos avaliadores da Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil

Ao receber o manuscrito, solicitamos que o senhor(a) realize as seguintes ações:

- verifique e confirme se poderá fazer a avaliação do trabalho no período de 30 dias a partir da data do recebimento do convite.

Periodicidade

Esta publicação é de periodicidade anual, a Revista adota o método de publicação contínua, em que os artigos são disponibilizados conforme seus processos de análise e editoração forem concluídos. Ao final do ano, todos os artigos serão reunidos em um único número.

Critério de Ética

A Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil segue as instruções do Comitê de Publicação de Ética (Committee on Publication Ethics – COPE), tais como: manter a integridade acadêmica; publicar errata quando necessário; certificar-se de que os artigos sejam revisados por pareceristas qualificados. Sobre as instruções do COPE, ver

Autorização para Inclusão de Texto em Publicação Científica

AUTORIZAÇÃO PARA INCLUSÃO DE TEXTO EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

___(Nome do autor)___residente em __________________, autoriza a inclusão do artigo "________________________" de sua autoria, na publicação eletrônica Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, PPGRI-UERJ, disponível em formato digital para o acesso de toda a comunidade científica.

Esta aprovação é concedida sem ônus, sem limitação de território, pelo prazo de proteção de direitos autorais e estende-se apenas para as novas edições e/ou reimpressões da obra em qualquer idioma.

(Local), (dia) (mês) (ano).

(Assinatura)