MICHEL FOUCAULT E AS REGULARIDADES DISCURSIVAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Junio Cesar Rodrigues Lima

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2012.71791

Resumo

A presente publicação se propõe a analisar a primeira parte do livro “Arqueologia do Saber”, de Michel Foucault, texto publicado em 1969, onde o autor trata das regularidades discursivas e aborda as unidades do discurso, formações discursivas, a formação dos objetos, modalidades enunciativas, conceitos e estratégias. Foucault (2008, P. 7), em sua proposta, problematiza as “unidades preestabelecidas segundo as quais escandimos tradicionalmente o domínio indefinido, monótono, abundante do discurso”

Biografia do Autor

Junio Cesar Rodrigues Lima

Orientando da Prof. Dr. Maria Regina Candido da UERJ, o Prof. Junio Cesar é pesquisador do Núcleo de Estudos da Antiguidade - UERJ e faz parte da linha de pesquisa CNPq "Discurso, Narrativa e Representação". Integra também o grupo de pesquisadores do Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar da UFF - NEHMAAT, fazendo parte da linha de pesquisa CNPq "Cultura, Economia, Sociedade e Relações de Poder na Antiguidade e na Idade Média" e, ainda, "Usos do Passado no Mundo Moderno e Contemporâneo". O professor ainda é mestrando em História Política, com a linha de pesquisa "Política e Cultura" pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Rodrigues Lima, J. C. (2022). MICHEL FOUCAULT E AS REGULARIDADES DISCURSIVAS: ALGUMAS REFLEXÕES. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 5(1), 78–96. https://doi.org/10.12957/nearco.2012.71791