OS FIORDES E AS SERPENTES: DEFININDO ESPAÇOS GUERREIROS NA SAGA DE ÓLÁF TRYGVASSON

Autores

  • Pablo Gomes de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2012.71788

Resumo

O presente artigo remete em seu título as embarcações de grande porte utilizadas pelo rei Óláf Tryggvason na batalha de Svöld. Embarcações poderosas e imponentes, descritas nas sagas como as maiores e melhores, a Serpente Longa, a Serpente e a Garça, navios citados na Óláfs saga Tryggvasonar, parte do Heimskringla, uma compilação de narrativas escandinavas do séc. XIII (por volta de 1230). Será abordado aqui como os navios escandinavos surgem por uma necessidade geográfica, tornando-se fulcral para o desenvolvimento e transporte de diversas atividades cotidianas e passam a ser fundamentais no modo de guerrear além de parte integrante na cultura escandinava da Era Viking.

Biografia do Autor

Pablo Gomes de Miranda

Mestrando em História dos Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), linha de pesquisa “Cultura, Poder e Representações Espaciais”, onde desenvolve a pesquisa Guerra e Identidade: um estudo da marcialidade no Heimskringla sob orientação da Profa. Dra. Maria Emilia Monteiro Porto. Membro do NEVE, Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (www.nevevikings.tk).

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Gomes de Miranda, P. (2022). OS FIORDES E AS SERPENTES: DEFININDO ESPAÇOS GUERREIROS NA SAGA DE ÓLÁF TRYGVASSON. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 5(1), 28–47. https://doi.org/10.12957/nearco.2012.71788