As Heresias Medievais e sua Influência Social: sob a repressão da Igreja Cristã do Ocidente- séculos XII-XIII

Autores

  • Tatiane Leal Barbosa Faculdade São Bento do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Heresias Medievais, Catarismo, Valdismo, Igreja.

Resumo

 

O presente artigo visa a identificar de que forma as principais heresias, Catarismo e Valdismo, exerceram influência na sociedade medieval, instituindo uma relação com a Igreja Cristã Ocidental. Nesta perspectiva pretendeu-se demonstrar que as heresias exerceram influência, trazendo uma nova forma de pensar, diferente da ideologia imposta pela Igreja Cristã Ocidental, em termos espiritual, politico, social e, também, econômico; em contrapartida as heresias serviram para que a Igreja pudesse  reavaliar seus dogmas, o seu “lugar” enquanto instituição religiosa, através da Reforma em suas estruturas.

Assim as heresias irão dialogar com a Igreja, sendo esta última o elemento fundamental para a compreensão das manifestações heréticas, da influência que estas exerceram no meio social do medievo. Deixa-se evidente aqui que a pretensão desse artigo não será analisar toda a estrutura relacionada as heresias e nem os acontecimentos do século XII e XIII relacionados a mesma em sua totalidade.

Biografia do Autor

Tatiane Leal Barbosa, Faculdade São Bento do Rio de Janeiro

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias. Cursando Pós-Graduação em História Antiga e Medieval pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Barbosa, T. L. (2019). As Heresias Medievais e sua Influência Social: sob a repressão da Igreja Cristã do Ocidente- séculos XII-XIII. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 11(1), 130–152. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/40623