CHAMADA PARA DOSSIÊ 2021-1 - Poderes, Leis e Sociedades na Antiguidade Tardia e no Medievo

O campo do político, que experimentou uma significativa renovação teórica e metodológica a partir da década de 1980, tem se mostrado profícuo para a ampliação dos estudos acerca das instituições, das ideias políticas, das práticas e dos simbolismos políticos, da cultura política, das legislações e dos mecanismos legais, dentre outras temáticas.

O poder, entendido tanto a partir da ótica das instituições e das estratégias de execução delas imanentes, quanto pelos mecanismos de dominação que se expandem pelas variadas relações estabelecidas na sociedade, torna-se uma categoria conceitual vasta e passível de ser explorada nos mais diversos espaços geográficos e temporais.

A ampliação dos estudos políticos na Antiguidade e na Idade Média, especialmente quando feitos de forma relacional, têm propiciado a construção de pesquisas inovadoras que precisam vir a público. Por isso, propomos esse dossiê. Pretendemos com ele conclamar os pesquisadores que se propõem a estreitar o diálogo entre elementos da Antiguidade e da Idade Média, e que se dedicam a refletir sobre as inúmeras e as diversas estratégias de poder, especialmente o normativo, constituídas ao longo da Antiguidade e da Idade Média.

Prazo para submissão de artigos: 30 de março de 2021.