Histórico do periódico

NEARCO – Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo publica artigos, resenhas, entrevistas, dossiês, textos, documentos históricos e análises historiográficas de interesse para os campos da História Antiga e Medieval (oriental e ocidental), centrados nas sociedades grega, romana, judaica, africana, outras comunidades culturais mediterrâneas. Tem por missões democratizar o saber acadêmico, socializar os resultados de pesquisas, trazer para o primeiro plano o conhecimento em História Antiga e Medieval, promover o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas com pesquisadores estrangeiros.

A missão acadêmica da revista conduz ao diálogo interdisciplinar com produtores do saber nas áreas de História, Filosofia, Arqueologia, Antropologia, Geografia, Sociologia, Linguística, Letras e Ciência Política. A revista pertence ao NEA - Núcleo de Estudos da Antiguidade e integra o PPGH - Programa de Pós-Graduação de História da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A revista foi fundada em 2008 e é hoje um periódico de referência para os especialistas das áreas de História Antiga e Medieval no mundo de língua portuguesa e espanhola. Temos periodicidade semestral e recebemos em fluxo contínuo.

As publicações, aceitas em forma de artigo, revisão historiografica, sinteses de teses e resenhas objetivam a democratização do saber acadêmico e socialização dos resultados das pesquisas. De forma eventual publicamos analises de filmes , videos e entrevistas com profissionais de expressiva contribuição academica na area da Antiguidade e Medievo.