- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexadores / Indexers
- Ética da Publicação e Declaração sobre más práticas / Publication Ethics and Malpractice Statement
Foco e Escopo
NEARCO – Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo publica artigos, resenhas, entrevistas, dossiês, textos, documentos históricos e análises historiográficas de interesse para os campos da História Antiga e Medieval (oriental e ocidental), centrados nas sociedades grega, romana, judaica, africana, outras comunidades culturais mediterrâneas. Tem por missões democratizar o saber acadêmico, socializar os resultados de pesquisas, trazer para o primeiro plano o conhecimento em História Antiga e Medieval, promover o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas com pesquisadores estrangeiros.
A missão acadêmica da revista conduz ao diálogo interdisciplinar com produtores do saber nas áreas de História, Filosofia, Arqueologia, Antropologia, Geografia, Sociologia, Linguística, Letras e Ciência Política. A revista pertence ao NEA - Núcleo de Estudos da Antiguidade e integra o PPGH - Programa de Pós-Graduação de História da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A revista foi fundada em 2008 e é hoje um periódico de referência para os especialistas das áreas de História Antiga e Medieval no mundo de língua portuguesa e espanhola. Temos periodicidade semestral e recebemos em fluxo contínuo. Os interessados em enviar contribuições devem verificar as normas editoriais e as palavras-chave disponíveis. A NEARCO oferece acesso gratuito e integral a todo conteúdo deste site.
A revista oferece acesso gratuito e livre aos seus conteúdos, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico, democratizando o saber acadêmico para a sociedade geral, além da comunidade acadêmica. A submissão de artigos para a revista também é inteiramente gratuita e de acesso livre.
Políticas de Seção
Editorial
Seção no qual aspectos gerais da presente edição do periódico são apresentados academicamente, discorrendo sobre o tema da edição e suas possibilidades de pesquisa. Em resumo, é uma apresentação geral da edição.
Editores- Maria Regina Candido
- Junio Rodrigues Lima
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos
Recebemos artigos inéditos e originais sobre temas relacionados com os campos da História Antiga e Medieval. Frequentemente, a revista lança chamadas para artigos de dossiês temáticos. No ato da submissão, os autores devem indicar se os textos se destinam ou não a serem publicados em dossiê.
Os manuscritos submetidos devem conter entre 9 e 38 laudas, incluindo-se as notas e as referências bibliográficas.
Esporadicamente, a critério do Conselho Editorial, são traduzidos para o português textos já publicados em outras línguas.
![]() |
![]() |
![]() |
Dossiê
A partir de um tema pré-estabelecido, congregaremos um conjunto de pesquisadores para apresentar perspectivas, debates e informações relacionados a um determinado assunto, personagem ou fato.
![]() |
![]() |
![]() |
Resumos
Recebemos três tipos de resumos de livros de interesse para os campos da História Antiga e Medieval.
As resenhas devem ter título, seguido pela referência bibliográfica completa da obra. Caso seja necessário, a bibliografia deve vir ao final da resenha, e as notas devem seguir os padrões editoriais da revista.
Recomenda-se que as resenhas de livro escrito por um só autor apresentem uma avaliação crítica do trabalho à luz da literatura previamente existente sobre o tema.
![]() |
![]() |
![]() |
Entrevista
Publicamos entrevistas com grandes especialistas nas áreas de interesse do periódico. As entrevistas devem contar com um texto introdutório acerca do entrevistado. O conjunto (apresentação + entrevista) deve conter de 3 a 5 laudas.
Recomenda-se entrar em contato com os editores antes de preparar a submissão.
![]() |
![]() |
![]() |
Espaço Philia
Publica artigos de pesquisadores convidados, levando em conta os critérios depertinência temática do material apresentado com relação à linha editorial do periódico e a qualidade e consistência do texto.
Editores- Maria Regina Candido
- Junio Rodrigues Lima
![]() |
![]() |
![]() |
Traduções
Salientamos que havendo aceite da submissão, os tradutores são inteiramente responsáveis pelas informações presentes na tradução do manuscrito.
![]() |
![]() |
![]() |
Resenhas
As resenhas devem ter um mínimo de 4 e máximo de 8 laudas. A ficha catalográfica completa do livro resenhado deve ser o título da resenha.
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
SOBRE A PERTINÊNCIA COM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO PERIÓDICO
Os artigos, resenhas, entrevistas, dossiês, textos, documentos históricos e análises historiográficas passarão por uma pré-seleção do Conselho Executivo que avaliará sua pertinência com relação à temática do periódico. Uma vez aprovados na pré-seleção, serão encaminhados aos pareceristas.
SOBRE A CONCORDÂNCIA COM AS NORMAS E LINHA EDITORIAL DA REVISTA
Todos os artigos, recebidos espontaneamente ou a convite, serão analisados por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc, que podem, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, recusar, sugerir modificações ou aprovar a submissão.
As resenhas, entrevistas, e textos e documentos historiográficos serão avaliados por, pelo menos, um membro do Conselho Consultivo ou assessor ad hoc, que levará em conta os critérios de pertinência temática do material apresentado com relação à linha editorial do periódico e a qualidade e consistência do texto da resenha, entrevista ou texto e documento historiográfico.
SOBRE OS PARECERES
Os pareceres têm caráter sigiloso e, ao aceitar emitir o parecer, o avaliador deve atestar que não há conflito de interesses em relação ao texto que será avaliado. Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado ao Conselho Executivo o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas.
SOBRE OS PRAZOS
Por fim, informamos que o processo de avaliação demora, em média, três meses, sendo que os autores terão o prazo de um mês, a partir do envio da decisão editorial, para realizarem qualquer alteração solicitada no texto.
As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos editores ou Conselho Consultivo da revista.
Periodicidade
A revista foi fundada em 2008 e é hoje um periódico de referência para os especialistas das áreas de História Antiga e Medieval no mundo de língua portuguesa e espanhola. Temos periodicidade semestral e recebemos em fluxo contínuo. Os interessados em enviar contribuições devem verificar as normas editoriais e as palavras-chave disponíveis. A NEARCO oferece acesso gratuito e integral a todo conteúdo deste site.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Ética da Publicação e Declaração sobre más práticas / Publication Ethics and Malpractice Statement
A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).
Caso o trabalho submetido apresente conteúdo relevante publicado anteriormente – em outros periódicos ou quaisquer outros meios, pelo autor ou por terceiros, sejam afirmações, argumentos, sejam reprodução de trechos –, os avaliadores devem informar diretamente aos editores, a fim de que os colaboradores providenciem a respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem informar aos editores que o artigo fere os princípios éticos da revista. Neste caso, os artigos serão devolvidos a seus autores, com as devidas explicações sobre a recusa da submissão.