O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2023.66907

Palavras-chave:

Diplomacia, Currículo, Política Externa

Resumo

A utilização do currículo como ferramenta capacitadora de indivíduos, sua função primária, é praticada em qualquer instituição com tal propósito. Entretanto, há a possibilidade de seu uso como um recurso para reprodução de lógicas e visões de mundo específicas, cunhadas de acordo com os interesses das lideranças que o idealizaram. O presente estudo realiza uma análise das mudanças no currículo de ensino do corpo diplomático brasileiro realizadas no governo Bolsonaro, a fim de constatar se elas foram norteadas pelas posturas governamentais, de modo a servir como instrumento de propagação da ideia de realidade das lideranças no poder. A partir do estudo comparativo das grades curriculares anterior e posterior à dita administração, é possível observar que houve inclinações para tal direção com as alterações realizadas na grade, ainda que algumas tenham, a princípio, partido de iniciativas mais pragmáticas.

Palavras-chave: Diplomacia; Currículo; Política Externa.

ABSTRACT

The use of curriculum as a training tool for individuals, its primary function, is practiced in any institution with such purpose. However, there is the possibility of its use as a resource for the reproduction of specific logics and worldviews, coined according to the interests of the leaders who idealized it. This study carries out an analysis of the changes in the teaching curriculum of the Brazilian diplomatic corps carried out during the Bolsonaro governance, in order to verify whether they were guided by government postures, as to serve as an instrument for propagating the idea of reality of the leaders in power. From the comparative analysis of the curricula before and after said administration, it is possible to observe that there were inclinations in that direction with the changes made to the curriculum, although some, at first, began from more pragmatic initiatives.

Keywords: Diplomacy; Curriculum; Foreign Policy.

 

Recebido em: 30 abr. 2022 | Aceito em: 24 jan. 2023.

Biografia do Autor

Paulo Afonso Monteiro Velasco Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI - PUC Rio) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto de Política Internacional da UERJ e coordenador do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), onde integra o corpo permanente. Também cumpriu mandato como chefe do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Atua, ainda, como professor do MBA em Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Senior Fellow no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Política Latino-americana e Integração regional sul-americana.

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

Marques, R. A., & Velasco Júnior, P. A. M. (2023). O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government. Mural Internacional, 14, e66907. https://doi.org/10.12957/rmi.2023.66907

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