O Soft Power da Política Externa Japonesa: o caso Nintendo no modelo Cool Japan (2004-2011) | The Soft power of Japanese Foreign Policy: the Nintendo case in the Cool Japan model (2004-2011)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2022.65869

Palavras-chave:

Soft power. Cool Japan. Nintendo.

Resumo

A pesquisa relaciona o exercício de soft power à indústria de jogos eletrônicos desde a seguinte pergunta-problema: como a venda dos videogames da Nintendo está relacionada ao modelo Cool Japan de política externa? O objetivo geral é analisar o exercício de política externa japonês no período de 2004 a 2011; tem como objetivos específicos: (i) contextualizar o modelo Cool Japan, (ii) verificar o crescimento e importância da indústria dos videogames no Japão e (iii) avaliar a participação da Nintendo no soft power do Japão. Como um estudo de caso, explora um modelo de política externa que faz uso do soft power para promoção dos interesses do Estado e de atores privados. Com os dados das vendas de consoles e a contextualização do modelo Cool Japan observa-se uma relação win-win, pois permite maior inserção japonesa na política internacional e a aceitação dos seus produtos no mercado mundial de jogos eletrônicos.

Palavras-chaves: Soft power. Cool Japan. Nintendo.

ABSTRACT

The research relates the exercise of soft power and the electronic games industry from the following problem question: how is the sale of Nintendo video games related to the Cool Japan model of foreign policy? The general objective is to analyze the exercise of Japanese foreign policy in the period from 2004 to 2011; has as specific objectives: (i) to contextualize the Cool Japan model, (ii) to verify the growth and importance of the videogame industry in Japan and (iii) to evaluate Nintendo's participation in Japan's soft power. As a case study, it explores a foreign policy model that makes use of soft power to promote the interests of the State and private actors. With the data on console sales and the contextualization of the Cool Japan model, a win-win relationship can be observed, as it allows for a greater Japanese insertion in international politics and the acceptance of its products in the world market of electronic games.

Keywords: Soft power. Cool Japan. Nintendo.

 

Recebido em: 09 mar. 2021 | Aceito em: 25 out. 2022.

Biografia do Autor

Murilo Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Politica (UFPE); Mestre em Relações Internacionais (UEPB); Graduado em Relações Internacionais (UEPB); Graduado em História (UFPB). Professor de Relações Internacionais (UnP)

João Matos, Universidade Potiguar

Graduado em Relações Internacionais (UnP)

Vitor Rodrigues de Medeiros, Universidade Potiguar

Graduado em Relações Internacionais (UnP)

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Publicado

27-10-2022

Como Citar

Mesquita, M., Matos, J., & Medeiros, V. R. de. (2022). O Soft Power da Política Externa Japonesa: o caso Nintendo no modelo Cool Japan (2004-2011) | The Soft power of Japanese Foreign Policy: the Nintendo case in the Cool Japan model (2004-2011). Mural Internacional, 13, e65869. https://doi.org/10.12957/rmi.2022.65869

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