Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes

Autores

  • Fernando Rodrigues Goulart Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2018.40009

Palavras-chave:

BRICS, agenda, threats and risks

Resumo

The BRICS countries assemble 42% of the world population, contribute with 18% of the global GDP and 17% of the global research and development investments. Thus, it is easy to grasp the benefits that such an association of countries can bring to its individual members. However, Brazil should strategically consider the threats involved and the risks that may arise from a partnership with countries like China and Russia, which are heavy players in international politics.  Indeed, the BRICS association can be damaging to the prestige of the Brazil if it is not shaped in a way to prevent the unwelcome effects of other members geopolitical ambitions. This article sheds light on aspects of the BRICS that are detrimental to Brazil’s strategic interests and examines the risks involved, in order to conclude on limitations the country should consider for the group’s agenda.

RESUMO

Os países do BRICS ¾Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ¾ reúnem 42% da população mundial, contribuem com 18% do PIB global e 17% dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento. Assim, é fácil compreender os benefícios que essa associação de países pode trazer para cada um de seus membros. No entanto, o Brasil também deve considerar estrategicamente as ameaças envolvidas e os riscos que podem surgir de uma parceria com países como China e Rússia, que são atores importantes na política internacional. De fato, a associação BRICS pode prejudicar o prestígio do Brasil se não for moldada de forma a evitar os efeitos indesejados das ambições geopolíticas de outros membros. Este artigo lança luz sobre aspectos do BRICS que são prejudiciais aos interesses estratégicos do Brasil e examina os riscos envolvidos, a fim de concluir sobre as limitações que o país deve considerar para a agenda do grupo.

Keywords: BRICS, agenda, threats and risks.

Palavras-chave: BRICS, agenda, ameaças e riscos.

Recebido em 06 de Fevereiro de 2019 | Received on February 6, 2019

Aceito em 12 de Março de 2019 | Accepted on March 12, 2019

DOI: 10.12957/rmi.2018.40009

 

Biografia do Autor

Fernando Rodrigues Goulart, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1980). Possui Mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO, 1990) e Doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME, 1996), com uma especialização na Escola de Comando das Forças Armadas da Alemanha (2001 / 2002) e um MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2006). Possui ainda o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração pela ECEME (2006). Participou de duas operações de manutenção da paz da ONU como Observador Militar em cenário de pós-conflito (Moçambique, 1993; e Nepal, 2007). Integrou o Departamento de Operações de Manutenção da Paz da ONU ("DPKO"), no Quartel-General da organização, em Nova Iorque (maio de 2008 a maio de 2010). Como oficial general do Exército Brasileiro, comandou a Força Multinacional das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) (março de 2012 a março de 2013). Foi Vice-Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas / Ministério da Defesa (janeiro de 2016 a março de 2018), sendo encarregado do gerenciamento e da orientação dos assuntos de política, estratégia e relações internacionais de defesa. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em segurança e defesa; integração internacional; conflito, guerra e paz; planejamento estratégico, processos decisórios e gerenciamento de crises. Atua presentemente como pesquisador independente nas áreas de paz e segurança internacionais, motivação profissional em atividades de risco e de processos decisórios ante problemas complexos. Iniciando em 2019, ele frequenta o curso de doutorado do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB), sendo seu projeto de pesquisa voltado para a legitimidade da ONU para o uso da força nas operações de manutenção da paz e os impactos da percepção dessa legitimidade por parte dos Capacetes Azuis nas chances de êxito das missões de paz.

Downloads

Publicado

29-03-2019

Como Citar

Goulart, F. R. (2019). Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes. Mural Internacional, 9(2), 182–197. https://doi.org/10.12957/rmi.2018.40009

Edição

Seção

ARTIGOS | ARTICLES