Reflexões sobre o Direito e as Relações Internacionais: o desafio da sala de aula | Thoughts on Law and International Relations: the classroom challenge

Autores

  • Daniel Campos Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Letícia Rizzotti Lima PPGRI San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP)
  • Gabriel Nicésio Universidade Federal de São Paulo
  • Blenda Figueiredo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38762

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Direito Internacionais, ensino

Resumo

A participação do Direito como elemento central na formação dos profissionais de Relações Internacionais (RI) instiga a reflexão sobre os caminhos didático-pedagógicos da área jurídica e suas repercussões no arcabouço ontológico e epistemológico internacionalista. Assim, a partir da necessidade de uma análise crítica sobre a contribuição específica do Direito Internacional na construção teórica-instrumental das RI, este texto propõe uma reflexão sobre as atividades de ensino passível de ser conduzida em qualquer graduação em RI do país. O objetivo central desta proposta é promover um cabedal interpretativo das condições didáticas do ensino do Direito em cursos de RI, além de aclarar, desafios e perspectivas no processo formativo discente.

Palavras-chave: Ensino; Relações Internacionais; Direito Internacional.

ABSTRACT

The participation of Law as a key element in the training of International Relations (IR) professionals instigates thinking on the didactic-pedagogical paths of this discipline within the internationalist epistemological framework. Thus, based on the need for critical analysis on the specific contribution of International Law to the theoretical-instrumental construction of IR, this paper proposes a reflection on teaching activities that can be conducted at any Brazilian IR course. Our main objective is to promote an interpretative basis of Law’s didactic conditions teaching in courses of IR, besides clarifying challenges and perspectives in the student body’s formative process.

Keywords: Teaching; International Relations; International Law.

Recebido em: 10 dez. 2018 | Aceito em: 08 ago. 2019

Biografia do Autor

Daniel Campos Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Professor de Direito Internacional do curso de Relações Internacionals da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Downloads

Publicado

29.08.2019

Como Citar

Carvalho, D. C., Rizzotti Lima, L., Nicésio, G., & Figueiredo, B. (2019). Reflexões sobre o Direito e as Relações Internacionais: o desafio da sala de aula | Thoughts on Law and International Relations: the classroom challenge. Mural Internacional, 10, e38762. https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38762

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER ABRI